sábado, 24 de outubro de 2009

Criação teatral


A oficina de criação teatral me proporcionou um momento de descobrir o meu limite. As situações proposta na aula me levou a refletir sobre a importância de se trabalhar em grupo, pois o mesmo exige essa interação com todos. É como diz o diretor teatral Marcio Meireles, em uma

entrevista publicada na revista"Presente! Revista de educação":

"O teatro é um acúmulo de linguagens. É uma simbiose, uma superposição, uma associção. O teatro é arte coletiva. É de um coletivo para um coletivo, é um coletivo que reflete um outro, para que esse possa refletir sobre seus caminhos. É ao mesmo tempo, a voz desse coletivo, o registro de sua experiência e de seus desejos."

Percebi que é uma atividade propícia para ser trabalhada em sala de aula , que a partir dela os alunos possam dispertar a importância do trabalho coletivo e conhecer melhor o seu colega através dessa interação e dinâmica que a atividade nos oferece.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Alfabetização da Matemática



Este plano foi realizado em sala de aula com uma turma do 4° e 5° ano; na sua execução obtive resultados muito produtivos, pois foi uma aula dinâmica e me mostrou novos horizontes de como se trabalhar a matemática sem que o aluno demostre aversão pela mesma.


Plano de aula


Objetivos:
 Despertar no educando o prazer de aprender brincando, multiplicação;
 Usar o jogo do caracol de forma dinâmica para auxiliar na aprendizagem do aluno, envolvendo a multiplicação.
Disciplina:
 Matemática: multiplicação

Procedimentos:

 Acolhida: Oração, freqüência;
 Leitura permanente: O talento e o homem;
 Comentários da leitura, focando o jogo a ser trabalhado;
 Conversa sobre a aula do dia;
 Apresentação do jogo; O caracol;
 Dividir a sala em 02 grupos; meninos x meninas;
 Em seguida explicar as regras do jogo;
 Após a apresentação, iniciar o jogo, onde os participantes irão seguir os comandos do professor;
 Um menino e uma menina iniciarão o jogo; sempre que um errar entrará outro para dar seguimento ao jogo e assim à oportunidade
para que toda a classe possa participar;
 Outra forma de incluir o aluno é o colega eliminar o adversário e escolher um novo jogador para dar continuidade;
 Eles usarão dois dados para auxiliar na atividade; que serão as contas formadas no sorteio por eles, outras formadas pelo professor e algumas já estarão no próprio caracol.
 O grupo que conseguir o maior número de pontos será o vencedor.
 Para reforçar a aprendizagem dinâmica, passar alguns probleminhas no caderno para que eles possam resolver e depois fazer a correção coletivamente.



Avaliação:

•Interesse e participação nas atividades proposta.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Reflexão sobre Ambiente de rede




Este curso de Pedagogia em Licenciatura tem nos propocinado novas descobertas, dentre eles é o convívio com o mundo digital, que antes eu já tinha mas não era com tanta frenquencia. Então essas oficinasas de ambiente de rede só têm acrescentado em minha aprendizagem; acredito que apesar das dificuldas encontradas,não só minha mas de muitos colegas, ainda temos muito a aprender para que futuramente possamos usufruirr desse aprendizado.