quinta-feira, 22 de julho de 2010

trabalho que dá trabalho: Plano de aula



A proposta da atividade pela professora, um plano de aula para aplicarmos na sala com o tema a critério de cada grupo. Nosso grupo escolheu trabalhar com Calendário, pois era um tema que eu já estava desenvolvendo com a classe, apenas demos seguimento. O nosso objetivo maior foi para que a turma soubesse utilizar um calendário, por isso confeccionamos um coletivamente para ser usado na sala.Primeiramente, distribuímos calendários para os grupos que formamos e após a confecção coletiva fizemos também um caça palavras com os meses do ano coletivamente.
A turma mostrou-se muito interessada pela atividade, pois muitos deles não sabiam utilizá-lo. O interessante também é que eles estavam atentos quando os colegas colavam os números, assim os próprios detectavam pequenos erros dos coleguinhas e esses refaziam. Um exemplo, é que um aluno fez o número seis ao contrário e de imediato a turma percebeu e o ajudou a fazer corretamente. Então, todos os dias um aluno fica responsável para identificar a data, assim estou possibilitando a eles o aprendizado, fazendo o manuseio diário do calendário.
Apesar de eles ficarem um pouco agitados durante a realização dessa atividade, houve um aproveitamento bastante significativo. O desempenho da turma me fez perceber que um planejamento precisa estar além das nossas expectativas e é necessário que façamos a cada dia, uma dinâmica diferente com o intuito de inovar as aulas para buscar o interesse dos alunos pelas atividades desenvolvidas, a fim de que nossos objetivos sejam diariamente realizados e difundidos.