sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Esta atividade foi solicitada pela professora Giovana Zen e que foi de grande importância para o meu saber pegagógico, pois mudei totalmente a minha estratégia de leitura em sala de aula e os meus alunos paeearam a ter mais interesse na leitura pelo professor.
Leitura compartilhada pelo professor:

Bloco de conteúdo:
• Língua portuguesa
Conteúdo:
• Leitura
Objetivos:
• Expressar suas idéias de forma oral;
• Aprimorar sua capacidade comunicativa;
• Associar a imagem do livro á leitura feita pelo professor;
• Perceber a seqüência da história lida;
• Recontar um trecho da historinha com auxílio dos coleguinhas;
• Despertar o interesse pela leitura.
Ano
1º ano
Tempo estimado:
Uma aula
Material necessário
• Livro: “O sanduíche de Maricota”, Avelino Guedes
1ª edição
Desenvolvimento:
1º Momento
• Apresentação do livro falando previamente sobre o autor que escreveu a história que será lida na aula.
• Falar do que se trata a leitura para instigar a curiosidade das crianças despertando assim o interesse pela historinha.
• A partir da capa do livro lembrar com eles qual a comida predileta da galinha, imaginando como será o sanduíche preparado por ela.
2° Momento
As crianças ficarão sentadas no chão, próximo ao professor para que possam acompanhar atentamente a leitura seguindo a seqüência imagética. O professor ficará sentado em uma cadeira para dar uma visão privilegiada aos alunos durante esta atividade.
3º Momento
• Conversar com elas sobre a importância da leitura e que é necessário que se tenha uma atenção voltada para esta atividade; deixando claro que a conversa paralela não será permitida e que haverá um momento coletivo para discutir sobre a leitura.
4º Momento
• Pedir as crianças, que a partir do título do livro tentem descobrir o que irá acontecer na história baseando-se também no que foi dito pelo professor antecipadamente.
5º momento
• A leitura será feita e durante a mesma tentarei representar na fala alguns personagens para dar mais entusiasmo e focar a atenção das crianças nesse momento de deleite.
6º Momento
• Agora é a vez das crianças. Elas podem relembrar a seqüência da história de acordo com as imagens vistas e a leitura feita pelo professor. Pedindo também a releitura de um trecho do livro que achara interessante, levantando uma discussão sobre esse ponto da história e seus principais personagens.



Avaliação
Estará sendo avaliado o interesse da criança pela leitura e a sua participação nos debates sobre ela. Além do seu desempenho em recontar a história de acordo com as imagens vistas.