domingo, 22 de abril de 2012

Abertura do projeto Institucional de leitura 2012

Sabemos da nossa luta em sala de aula quando se trata do assunto "formar leitores autônomos" e despertar neles as práticas de leitura. Então como diz  Cleiman ( 2002. P. 34) "Quando uma criança não encontra utilidade na leitura, o professor deve fornecer-lhe outros exemplos. Quando uma criança não se interessa pela leitura, é o professor quem deve criar situações mais envolventes. O próprio interesse e envolvimento do professor com a leitura servem como modelo indispensável: ninguém ensina bem uma criança a ler bem se não se interessa pela leitura".
Assim, enquanto ele não descobre estes mundos possíveis, nós professores servimos como modelo para que a criança possa se interessar pela leitura e apropriar-se dela para ler o que gosta. Como para muitos o único acesso a livros é na escola, vejo nos projetos desenvolvidos nela essenciais para aproximar esses alunos ainda mais da leitura.
Esta semana demos início ao Projeto Institucional de leitura desenvolvido na Escola Virgílio Pedreira. 
Para convidar a turma uma das estratégias foi utilizar personagens para visitá-los na sala convidando-os. Assim a privilegiada foi a bruxa, que saiu de sala em sala para fazer o convite. Nada mais propício e vantajoso do que aproveitar a Semana do Livro para fazer a abertura.
Segue aqui algumas fotos da abertura do projeto.
                       Visita da Bruxa convidando-nos para a abertura do Projeto Institucional de leitura


     
  E deu certo, olha quantas carinhas admirando alguns personagens que apareceram e a leitura se colegas!!...

                                                        Até a Emília marcou presença...

                                            A turminha da educação infantil deu show!!
                                          Lá vai ela de volta para seu mundo encantado...
                    A Bruxa, Bruxa convidou todos os personagens para fazer parte de sua festa e o nosso projeto bombou!!!

                                                      Olha eles aqui...
mas teve gente que continuou, mesmo depois... isso é que é força de vontade!!!

sábado, 21 de abril de 2012

Mais uma conquista....

Instalação: Escola Gaiola/ Livres para voar: Obra artística que fez parte do Trabalho de Conclusão do Curso da Primeira turma do Curso de Licenciatura em Pedagogia-UFBA/Tapiramutá-Ba.

                                                                 
 Analisando os últimos detalhes
Nosso percusso

                                                         Parte de minha história

                                                           Minha Parecerista

                                                            Primeiro grupo da banca examinadora


Grupo e Equipe de professores da UFBA
                                                               Público envolvido

Trabalho árdua  mas que apesar de dias sem dormir direito e tempo para curtir a família, tivemos um resultado positivo, ou seja, objetivo alcançado. E esta foi a sinopse do nosso trabalho para que todo visitante pudesse compreender a nossa obra: " A escola é o melhor meio para que o indivíduo alcance seu objetivo e levante voos no horizonte. A presente instalação busca instigar os visitante a refletirem sobre a importância da educação sob os múltiplos olhares, ou seja, independentemente da época ou corrente teórico-filosófica em que o ensino é inspirado a ESCOLA é sempre uma GAIOLA, que aprisiona ou liberta os envolvidos no processo educativo. nesse sentido a Instalação Escola-Gaiola recorre a itinerância formativa dos artista para  incitar alguns aspectos a escola que são significativos na arte de encorajar  autonomia do ser, que faz da gaiola um pano de fundo existencial para novos e transcendentes voos."
Artistas: Adeciane, Aleanes, Diléia, Elenilza,Eliene, |Gildete, Izabel, Luiz Cláudio,Maria da Paz, Maria de Fátima, Maria Neuza, Roberta e Vanusia.