terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Encerramento do ciclo




O encerramento do ciclo foi maravilhoso, pudemos socializar muitas das atividades desenvolvidadas durante esse processo. Agora resta-nos esperar os próximos para que possamos dar continuidade a essa aprendizagem que vem sendo de grande valor para nosso conhecimento e aprimoramento, tanto pessoal quanto profissional. Será mais um passo para a concretização dos nossos sonhos. Isso é muito gratificante para mim, pois sei o quanto é importante esse sonho que tanto almejei e que agora estou conseguindo conquistar aos poucos































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































domingo, 6 de dezembro de 2009



Essa atividade foi proposta pelo professor Tico; produzir um texto no gênero da nossa escolha. Achei muito interessante pois a mesma foi de grande auxílio pra o meu aprendizado sobre gênero e tipologia textual.


Conversa telefônica

Trim. trim. trim.
_ Alô, Marta?
_ Oi Maria. Como Você está, anda sumida, hem!
_ É que ultimamente tenho dividido mais o meu tempo entre escola e faculdade. Um dia quando você estiver cursando uma vai me entender.
_ Não, eu entendo. Vejo pessoas falando da correria que é.
_ Pois é. E o professor Tico deixou uma atividade pra gente fazer e não sei que tipo de texto utilizar.
_ Como assim, tipo de texto?
_ Então. Ele explicou em suas oficinas, a diferença entre tipologia e gênero.
_ E não é a mesma coisa?
_ Eu também achei, mas estava enganada. Até já trabalhei com a minha turma. Sempre que trabalho com textos peço a eles para identificar o tipo de texto, sempre focando que tipologia e gênero era a mesma coisa.
_ Me explica isso aí, mulher.
_ É muita coisa para falar por telefone.
_ Tem nada não, tenho bônus o suficiente pra gente conversar a vontade.
_ Então ta. Lembra quando aprendemos que contos, poesias, fábulas e etc, era uma tipologia ou gênero?
_ Lembro. E não é?
_ Não. Todos esses que te falei entre outros é um gênero textual. A tipologia é a forma que escolho para escrever o texto.
_ Não entendi nada, Maria.
_ Te explico melhor. Eu posso pegar uma fábula e escolher como a quero, se é narrativa, descritiva ou dissertativa não posso?
_ Pode.
_ Então Marta, a fábula é um gênero e a forma que eu escolhi para escrever ela é o tipo, ou melhor, a tipologia textual. Entendeu
_ Entendi mais ou menos.
_ Ta bom. Quando eu tiver mais folgada dos trabalhos, dou uma passadinha na tua casa, aí a gente conversa melhor sobre isso, viu?
_ Ok. Mas vê se aparece mesmo.
_ Ta, já que você esta tão interessada no assunto, eu dou uma passadinha aí, sim. Mas oh, não foi só sobre isso que ele falou não, viu.
_ Eu sei que não, é por isso o convite. E não pode dar mais uma adiantadinha no assunto não?
_ Só um pouquinho. Ele falou também que cada tipo de texto tem uma escrita diferente da outra, ou melhor, tem uns que a escrita é informal e outras são mais formais. Ainda deu um texto de Bagno pra gente lê e que fala sobre essa variação lingüista. Se você quiser depois eu te empresto.
_ Nossa Maria essas dicas são muito boas. Depois eu quero sim essa apostila emprestada.
_ São realmente dicas muito boas. E como eu já trabalhei a tipologia textual na sala, vou aproveitar elas para trabalhar com o gênero textual, pedindo a turma para fazer essa identificação do gênero dentro dos textos que eu trabalhar com eles. Depois que eu discutir com eles o assunto, é claro.
_ É uma boa idéia, Maria. Mas e você, aprendeu o que nessas oficinas?
_ Ah, Marta, agora eu compreendi melhor a diferença entre eles e qual é a forma mais correta de escrita para cada um. Tanto que depois dessa oficina e da leitura da apostila de Bagno, me sinto mais segura e confiante para passar o conteúdo para a minha turma.
_ Isso é muito bom, Maria. Até fiquei com vontade de cursar uma faculdade também.
_ Que bom Marta! Mas eu não vou adiantar mais nada não. Desse jeito quando eu chegar aí, não vai ter mais o que falar sobre o assunto.
_ Tudo bem, tudo bem! Mas vou ficar te esperando, viu.
_ Ta certo. Qualquer coisa eu te ligo.
_ Certo. Tchau!
_ Tchau!