domingo, 6 de dezembro de 2009



Essa atividade foi proposta pelo professor Tico; produzir um texto no gênero da nossa escolha. Achei muito interessante pois a mesma foi de grande auxílio pra o meu aprendizado sobre gênero e tipologia textual.


Conversa telefônica

Trim. trim. trim.
_ Alô, Marta?
_ Oi Maria. Como Você está, anda sumida, hem!
_ É que ultimamente tenho dividido mais o meu tempo entre escola e faculdade. Um dia quando você estiver cursando uma vai me entender.
_ Não, eu entendo. Vejo pessoas falando da correria que é.
_ Pois é. E o professor Tico deixou uma atividade pra gente fazer e não sei que tipo de texto utilizar.
_ Como assim, tipo de texto?
_ Então. Ele explicou em suas oficinas, a diferença entre tipologia e gênero.
_ E não é a mesma coisa?
_ Eu também achei, mas estava enganada. Até já trabalhei com a minha turma. Sempre que trabalho com textos peço a eles para identificar o tipo de texto, sempre focando que tipologia e gênero era a mesma coisa.
_ Me explica isso aí, mulher.
_ É muita coisa para falar por telefone.
_ Tem nada não, tenho bônus o suficiente pra gente conversar a vontade.
_ Então ta. Lembra quando aprendemos que contos, poesias, fábulas e etc, era uma tipologia ou gênero?
_ Lembro. E não é?
_ Não. Todos esses que te falei entre outros é um gênero textual. A tipologia é a forma que escolho para escrever o texto.
_ Não entendi nada, Maria.
_ Te explico melhor. Eu posso pegar uma fábula e escolher como a quero, se é narrativa, descritiva ou dissertativa não posso?
_ Pode.
_ Então Marta, a fábula é um gênero e a forma que eu escolhi para escrever ela é o tipo, ou melhor, a tipologia textual. Entendeu
_ Entendi mais ou menos.
_ Ta bom. Quando eu tiver mais folgada dos trabalhos, dou uma passadinha na tua casa, aí a gente conversa melhor sobre isso, viu?
_ Ok. Mas vê se aparece mesmo.
_ Ta, já que você esta tão interessada no assunto, eu dou uma passadinha aí, sim. Mas oh, não foi só sobre isso que ele falou não, viu.
_ Eu sei que não, é por isso o convite. E não pode dar mais uma adiantadinha no assunto não?
_ Só um pouquinho. Ele falou também que cada tipo de texto tem uma escrita diferente da outra, ou melhor, tem uns que a escrita é informal e outras são mais formais. Ainda deu um texto de Bagno pra gente lê e que fala sobre essa variação lingüista. Se você quiser depois eu te empresto.
_ Nossa Maria essas dicas são muito boas. Depois eu quero sim essa apostila emprestada.
_ São realmente dicas muito boas. E como eu já trabalhei a tipologia textual na sala, vou aproveitar elas para trabalhar com o gênero textual, pedindo a turma para fazer essa identificação do gênero dentro dos textos que eu trabalhar com eles. Depois que eu discutir com eles o assunto, é claro.
_ É uma boa idéia, Maria. Mas e você, aprendeu o que nessas oficinas?
_ Ah, Marta, agora eu compreendi melhor a diferença entre eles e qual é a forma mais correta de escrita para cada um. Tanto que depois dessa oficina e da leitura da apostila de Bagno, me sinto mais segura e confiante para passar o conteúdo para a minha turma.
_ Isso é muito bom, Maria. Até fiquei com vontade de cursar uma faculdade também.
_ Que bom Marta! Mas eu não vou adiantar mais nada não. Desse jeito quando eu chegar aí, não vai ter mais o que falar sobre o assunto.
_ Tudo bem, tudo bem! Mas vou ficar te esperando, viu.
_ Ta certo. Qualquer coisa eu te ligo.
_ Certo. Tchau!
_ Tchau!

Um comentário:

Sule disse...

Maria! Vc esta de parabéns! Fiquei muito feliz em ver seu avanço nos três espaços! Aqui no blog ficou muito legal!

Conseguiu se apropriar, trazer não só fatos do seu interesse, pois esse espaço é também de pertencimento, quanto socializar o que a Professora Mary esta construindo e produzindo através de sua formação no curso de Pedagogia!!!

O caminho é esse menina!!1 Parabéns, párabéns, e parabéns..

Bjinhos
Sule