sábado, 28 de novembro de 2009

Geografia do lugar


A Geografia do lugar com o professor Multt foi mais um aprimoramento e descoberta da importância de usar o nosso próprio ambiente escolar ou da comunidade para trabalhar em sala de aula. Para reforçar essa questão ele nos passou uma leitura de uma entrevista publicada na Revista Escola da educadora Luzia que fez um projeto para mapear juntamente com seus alunos o bairro de sua escola, depois ele pediu uma síntese da leitura feita. E baseando-se nessa entrevista ele nos proporcionou uma pesquisa de campo para mapearmos a feira livre de nossa cidade e foi uma atividade muito gostosa de fazer. Para a sua realização fizemos grupos e formulamos perguntas para lançar aos entrevistados em diversos setores como: vestuários, alimentos, frutas e verduras; durante a entrevista observamos coisas interessantes nunca percebidos antes por nós; figuras ilustres e assíduas da feira, muitos barraqueiros da própria cidade e que imaginei ser de outras cidades. Pude analisar durante a atividade que isso acontece porque sempre que vou a feira é com o olhar de consumidor e não de pesquisador, sendo assim, a impossibilidade de notar as coisas nos mínimos detalhes se torna bastante comum entre nós. Adorei a atividade, cheguei a imaginar como reagiriam meus alunos se eles tivessem essa oportunidade de pesquisar sua própria comunidade, acredito que se sentiriam da mesma forma que eu, uma pessoa importante, foi assim que me sentir. Sei que depois dessa atividade iremos passar a ver a feira com outro olhar além de consumidora e sim de investigadora antes do ato.

2 comentários:

Drika Lima disse...

Realmente colega as aulas do professor Mult são maravilhosas ele da um show, e pelos comentários dos colegas a última aula foi muito boa, pois ter uma aula ao ar livre e principalmente na feira livre é o máximo.

luzia disse...

A aula de Geografia do Lugar, realmente foi muito legal, pois descobrimos que a nossa feira livre é muito rica e que tamanha riqueza deve ser valorizada por cada um de nós. Experiências como essas devem ser repetidas!!!!!!!!!!