quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Alfabetização




A atividade foi proposta pela professora Liane e que eu achei muito interessante. Mas vale lembrar que não existe uma receita para se alfabetizar, o que existe são professores que necessitam estar se aprimorando para encontrar formas práticas para desenvolver um bom trabalho no processo da alfabetização. Isso foi deixado muito claro pela educadora Lica.

Receita para uma boa alfabetização



Ingredientes:

  • Determinação, paciencia e força de vontade;

  • Uma sala em proceso de alfabetização;

  • Ambiente escolar alfabetizador;

  • Textos diversificados em gênero;

  • Atividades de letramento.

Preparo:

Pegue essa sala em processo de alfabetização e levante o conhecimento prévio do educando. Ao analisar essa antecedencia, observe se o mesmo consegue identificar letras, números ou palavras destacadas na ornamentaqção da sala.

Nunca trabalhe com um único gênero textual; leia contos, poesias, fábulas, entre outros para que a criança tenha conhecimento da diversidade no mundo da leitura e perceber que ela pode deleitar-se com elas.

Ao preparar as atividades, pense no nível de aprendizagem de cada criança; e não se esqueça a itervenção do professor no momento da realização dessas tarefinhas são muito importantes para o desenvolvimento da criança nesse processo. Para obter um bom resultado , sempre faça atividades contextualizadas ao que você trabalhou na sala. Use e abuse de listas e alfabeto móvel, esses instrumentos tem a capacidade de desenvolver nos alfabetizandos o potencial de leitura e escrita, ou seja, som/grafia. Além desses ingredientes, ter o professor como escriba serve de grande auxilio para o desenvolvimento da criança em sua produção individual de textos.

Acrescente também muita força de vontade, paciência e determinação, assim o resultado será muito gratificante.

Vale ressaltar que esta receita pode-se acrescentar outros ingredientes se assim desejar.


Um comentário:

FÁTIMA DUDA E DUDU@TAPIRA disse...

Sabemos que não existe receita específica para alfabetizar, mas se juntarmos todos os ingredientes propostos pela aula de ALFABATIZAÇÃO iremos tirar resultados promissor.