domingo, 26 de maio de 2013

Plano de aula: Letura


 O curso está sendo muito proveitoso,pois a cada encontro temos uma tarefa de casa, que é aplicar o que aprendemos com as nossas turmas e uma das atividades foi planejar uma aula de leitura.  segue abaixo o plano e o material trabalhado, também algumas fotos que registraram esse momento

Escola municipal Virgílio pedreira

Professora Maria da paz Rodrigues                         Turma: 2º ano

Plano de aula:
           Propósito:
·         Reconhecer os recursos verbais e não verbais do gênero tirinhas.
·         Divertir-se na leitura.
·         Diferenciar características entre a personagem do conto original e da tirinha.
·         Comparar as duas modalidades textuais apontando suas diferenças e semelhanças
·         Conteúdo: Leitura
·        Procedimentos:
·         Acolhida, leitura permanente: “Se tudo fosse doce” de Ésika
·         Comentários da leitura no coletivo;
·         Em seguida falar como será  a aula do dia;
·         Depois, formar quatro grupos de acordo com os níveis proximais, explicar o propósito da atividade.
·         Distribuir o texto: Magali, Chapeuzinho amarelo e o bolo de fubá;
·         No primeiro momento do grupo já com o texto em mãos eles escolherão alguém para fazer a leitura no seu grupo e outro componente para participar da leitura sequenciada após a leitura dos grupos.
·         No segundo momento, acontecerá a leitura nos grupos,
·         Após a leitura farei algumas questões orais para sondar seus entendimentos sobre o texto, como: “Qual é o gênero textual que eles acabaram de ler”, “Qual história de conto de fadas o autor usou como referência para contar a história de Chapeuzinho Amarelo”, “Se o conselho dado pela mãe de chapeuzinho amarelo foi o mesmo que a mãe de chapeuzinho vermelho aconselhou”, “ se a atitude das chapeuzinhos foram iguais ou diferentes e se elas possuem as mesmas características”
·         Em seguida acontecerá o momento da leitura compartilhada, um componente de cada grupo lerá uma parte da história para que todos possam acompanhar, um dando sequencia a leitura do outro.
·         Ainda nos mesmos grupos acontecerá a atividade de sistematização em que eles lerão as questões, socializarão as opções de respostas para chegarem a um consenso grupal da resposta correta.



















Nenhum comentário: