sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Alfabetização da Matemática



Este plano foi realizado em sala de aula com uma turma do 4° e 5° ano; na sua execução obtive resultados muito produtivos, pois foi uma aula dinâmica e me mostrou novos horizontes de como se trabalhar a matemática sem que o aluno demostre aversão pela mesma.


Plano de aula


Objetivos:
 Despertar no educando o prazer de aprender brincando, multiplicação;
 Usar o jogo do caracol de forma dinâmica para auxiliar na aprendizagem do aluno, envolvendo a multiplicação.
Disciplina:
 Matemática: multiplicação

Procedimentos:

 Acolhida: Oração, freqüência;
 Leitura permanente: O talento e o homem;
 Comentários da leitura, focando o jogo a ser trabalhado;
 Conversa sobre a aula do dia;
 Apresentação do jogo; O caracol;
 Dividir a sala em 02 grupos; meninos x meninas;
 Em seguida explicar as regras do jogo;
 Após a apresentação, iniciar o jogo, onde os participantes irão seguir os comandos do professor;
 Um menino e uma menina iniciarão o jogo; sempre que um errar entrará outro para dar seguimento ao jogo e assim à oportunidade
para que toda a classe possa participar;
 Outra forma de incluir o aluno é o colega eliminar o adversário e escolher um novo jogador para dar continuidade;
 Eles usarão dois dados para auxiliar na atividade; que serão as contas formadas no sorteio por eles, outras formadas pelo professor e algumas já estarão no próprio caracol.
 O grupo que conseguir o maior número de pontos será o vencedor.
 Para reforçar a aprendizagem dinâmica, passar alguns probleminhas no caderno para que eles possam resolver e depois fazer a correção coletivamente.



Avaliação:

•Interesse e participação nas atividades proposta.

Nenhum comentário: