sábado, 28 de novembro de 2009

Geografia do lugar


A Geografia do lugar com o professor Multt foi mais um aprimoramento e descoberta da importância de usar o nosso próprio ambiente escolar ou da comunidade para trabalhar em sala de aula. Para reforçar essa questão ele nos passou uma leitura de uma entrevista publicada na Revista Escola da educadora Luzia que fez um projeto para mapear juntamente com seus alunos o bairro de sua escola, depois ele pediu uma síntese da leitura feita. E baseando-se nessa entrevista ele nos proporcionou uma pesquisa de campo para mapearmos a feira livre de nossa cidade e foi uma atividade muito gostosa de fazer. Para a sua realização fizemos grupos e formulamos perguntas para lançar aos entrevistados em diversos setores como: vestuários, alimentos, frutas e verduras; durante a entrevista observamos coisas interessantes nunca percebidos antes por nós; figuras ilustres e assíduas da feira, muitos barraqueiros da própria cidade e que imaginei ser de outras cidades. Pude analisar durante a atividade que isso acontece porque sempre que vou a feira é com o olhar de consumidor e não de pesquisador, sendo assim, a impossibilidade de notar as coisas nos mínimos detalhes se torna bastante comum entre nós. Adorei a atividade, cheguei a imaginar como reagiriam meus alunos se eles tivessem essa oportunidade de pesquisar sua própria comunidade, acredito que se sentiriam da mesma forma que eu, uma pessoa importante, foi assim que me sentir. Sei que depois dessa atividade iremos passar a ver a feira com outro olhar além de consumidora e sim de investigadora antes do ato.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Alfabetização




A atividade foi proposta pela professora Liane e que eu achei muito interessante. Mas vale lembrar que não existe uma receita para se alfabetizar, o que existe são professores que necessitam estar se aprimorando para encontrar formas práticas para desenvolver um bom trabalho no processo da alfabetização. Isso foi deixado muito claro pela educadora Lica.

Receita para uma boa alfabetização



Ingredientes:

  • Determinação, paciencia e força de vontade;

  • Uma sala em proceso de alfabetização;

  • Ambiente escolar alfabetizador;

  • Textos diversificados em gênero;

  • Atividades de letramento.

Preparo:

Pegue essa sala em processo de alfabetização e levante o conhecimento prévio do educando. Ao analisar essa antecedencia, observe se o mesmo consegue identificar letras, números ou palavras destacadas na ornamentaqção da sala.

Nunca trabalhe com um único gênero textual; leia contos, poesias, fábulas, entre outros para que a criança tenha conhecimento da diversidade no mundo da leitura e perceber que ela pode deleitar-se com elas.

Ao preparar as atividades, pense no nível de aprendizagem de cada criança; e não se esqueça a itervenção do professor no momento da realização dessas tarefinhas são muito importantes para o desenvolvimento da criança nesse processo. Para obter um bom resultado , sempre faça atividades contextualizadas ao que você trabalhou na sala. Use e abuse de listas e alfabeto móvel, esses instrumentos tem a capacidade de desenvolver nos alfabetizandos o potencial de leitura e escrita, ou seja, som/grafia. Além desses ingredientes, ter o professor como escriba serve de grande auxilio para o desenvolvimento da criança em sua produção individual de textos.

Acrescente também muita força de vontade, paciência e determinação, assim o resultado será muito gratificante.

Vale ressaltar que esta receita pode-se acrescentar outros ingredientes se assim desejar.


sábado, 7 de novembro de 2009

Pedofilia


Nossas crianças vem sofrendo nos últimos anos constantemente com a pedofilia e isso tem sido preocupante para a sociedade, pais e autoridades do nosso país. Assistino ao Jornal Nacional vi uma reportagem batante interessante e que pode ser uma possível solução para o problema. Pesquisadores tem estudado o caso para uma possível castração dos pedófilos e estrupadores; não uma castração comum e sim química. Portugual é um dos primeiros países a estudar essa possibilidade de uma injeção que é feita com hormônios feminino, o que segundo eles, impede que o indivíduo realize o ato. A Polônia o primeiro a fazer o teste.
Mas será que é o suficiente para protegê-las?

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Cada aula uma nova aprendizagem


A oficina ambiente de rede tem me proporcionado novas descobertas nesse mundo ao qual fui inserida, o tecnológico. Estou me familiarizando cada vez mais com esses ambientes; tem sido bastante significativo para a minha aprendizagem e com certeza será muito importante na minha profissão futuramente.

O vídeo vem nos mostando a imporatância da tecnologia na vida do ser humano.